Categorias
Blog

Faculdade de Nutrição: Descubra se essa é a sua melhor escolha

Se você ainda tem dúvidas sobre estudar Nutrição os seus problemas acabaram. Hoje você vai conhecer mais de 5 motivos para fazer a faculdade de Nutrição e, ainda, entender mais sobre o mercado e as oportunidades de atuação nesta área. Já te adianto que você pode ir muito além dos consultórios e se especializar em uma área específica como Nutrição e Suplementação Esportiva, por exemplo.

Leia este post até o final para entender tudo sobre essa profissão e por onde você pode começar a partir de agora!

O que é Nutrição?

Antes de tomar qualquer decisão, você precisa ter muito claro em mente: Afinal, o que é Nutrição? É um processo biológico em que os organismos assimilam nutrientes para realizar as funções vitais através de alimentos, logo, a nutrição é fundamental para a sobrevivência.

E quando o assunto é vida, bem-estar, saúde ou doença, mais uma vez se torna importante abordar o que é nutrição, pois é ela quem estuda a relação dos alimentos ingeridos pelo ser humano ou pelo animal, por exemplo, com tudo à sua volta.

A falta de nutrição no corpo é um dos fatores que causa doenças graves ou até mesmo aquela famosa e enjoada dor de cabeça, dor no corpo, dentre tantos outros incômodos. Em resumo podemos dizer que, quando o corpo reclama de algo, é porque a nutrição não está ideal no organismo.

Energia, qualidade de vida e saúde são consequências altamente relevantes que resultam de um bom equilíbrio nutricional. Ou seja, estamos falando de uma profissão extremamente importante para a sociedade. Quer mais motivos para seguir este caminho? Então vamos lá…

O que o nutricionista faz?

O nutricionista é um profissional da área da saúde, que tem como principal objetivo proporcionar – e até resgatar – a qualidade de vida e o bem-estar de seus pacientes. Tudo começa com uma análise particular, afinal, cada ser humano é único. Não é mesmo?

Feita essa análise inicial (através de exames e consultas), o nutricionista busca compreender como cada tipo de alimento é processado dentro do organismo humano e, consequentemente, seus benefícios e danos. Essa avaliação nutricional  se dá por meio de cálculos que o nutricionista precisa fazer em relação à alimentação, além de elaborar planos alimentares de acordo com o objetivo de cada paciente.

Logo, ao atuar como nutricionista você vai:

  • Calcular valores nutricionais dos alimentos
  • Montar planos alimentares exclusivos para cada paciente de acordo com o objetivo dele
  • Ajudar seu paciente a ter qualidade de vida e bem-estar
  • Auxiliar toda a sociedade a ter hábitos mais saudáveis no dia a dia de forma eficaz…

…E muito mais!

O profissional de Nutrição tem sido cada vez mais valorizado no mercado e, também, na lista de prioridades da sociedade, especialmente com o aumento frequente e insistente na quantidade de pessoas obesas no Brasil.

A faculdade de Nutrição

Agora que você já sabe o que é Nutrição e o que um nutricionista faz, precisamos conversar sobre a importância de escolher o lugar certo para estudar. Mas fique tranquilo, separamos para você um guia das Melhores Faculdades. Dessa forma, você não precisa quebrar a cabeça e nem ter medo de escolher uma faculdade que não vai atender às suas necessidades como aluno.

Mas antes, que tal falarmos sobre a faculdade de nutrição? Na grade curricular desse curso importantíssimo para a humanidade, você vai aprender tudo sobre:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Sociais, Humanas e Econômicas;
  • Ciências da Alimentação e Nutrição;
  • Ciências dos Alimentos.

E não para por aí…

Enquanto aluno você também vai aprender como ocorre a transmissão de doenças, além de assistir aulas sobre Higiene dos Alimentos, Legislação e Vigilância Sanitária. Na área gerencial, a faculdade de Nutrição inclui disciplinas de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, que podem ser restaurantes, escolas, hospitais ou empresas em geral.

Já as aulas de Empreendedorismo preparam o futuro nutricionista para abrir o seu próprio consultório. Também há disciplinas voltadas especificamente para a Nutrição Materno-Infantil e para a Nutrição Aplicada ao Esporte.

Durante as aulas você também aprende sobre a nutrição como fator cultural, no sentido de que os hábitos alimentares se relacionam com vários outros hábitos comuns na sociedade.

Em algumas faculdades, o aluno tem a oportunidade de cursar disciplinas optativas, que já começam a direcioná-lo para sua área de atuação antes mesmo de finalizar o curso de Nutrição. É possível optar por Nutrição Escolar, Nutrição Aplicada à Estética, dentre outras.

Confira aqui outras matérias que você vai ter acesso ao fazer a Faculdade de Nutrição.

Se você se identificou com alguma dessas disciplinas, considere-se pronto para se tornar um nutricionista e fazer a diferença na vida de milhares de pessoas tornando-as mais saudáveis!

Se você tem dúvidas sobre tempo de duração da faculdade e sobre quanto um nutricionista recebe no mercado, continue lendo este texto, pois preparamos tudo isso para você.

A duração da graduação em Nutrição é de quatro anos. Dentro deste período, o curso ainda demanda de estágios obrigatórios e uma carga horária específica e igualmente dividida entre três setores (Nutrição Social, Clínica e Unidades de Alimentação e Nutrição). Esta carga horária deve corresponder a 20% da carga horária total do curso.

Área de atuação do nutricionista

A atuação mais conhecida de quem faz faculdade de Nutrição é como nutricionista clínico. Neste caso, o nutricionista atende em consultórios, criando dietas específicas para a necessidade de seus pacientes e fazendo o acompanhamento deles.

Entre os pacientes atendidos, estão os que apresentam restrições alimentares, os que buscam maior qualidade de vida, os que desejam perder ou ganhar peso, e os que precisam mudar seus hábitos alimentares por motivos de saúde, por exemplo. A nutrição também pode ser uma forma de prevenir doenças que podem ser tratadas com a alimentação, como Diabetes Tipo 2 e Hipertensão.

Dentro da indústria alimentícia, o nutricionista é quem define a composição nutricional dos produtos. Além de atuar diretamente na elaboração dos alimentos, ele também é responsável por informar aos consumidores sobre eles por meio das tabelas nutricionais.

Em 2018 foi aprovado o marco regulatório para suplementos alimentares, que estabelece regras para a composição e para o rótulo desses produtos. Assim, o mercado de trabalho para o nutricionista deve se expandir no setor.

No ramo de alimentação coletiva, o graduado na faculdade de Nutrição é responsável por elaborar um cardápio balanceado e nutritivo, além de acompanhar o preparo das refeições. Também há vagas em órgãos públicos, especialmente em agências fiscalizadoras.

A faculdade de nutrição permite o aluno ingressar em uma carreira na área da saúde e com diversas possibilidades de trabalho. Há vários nichos de mercado, como a Nutrição Esportiva e a Nutrição Estética, que são novidades na área, além de outras possibilidades, como:

  • docência (o nutricionista repassa seus conhecimentos em salas de aula);
  • marketing (o profissional de nutrição pode atuar com materiais de publicidade e marketing, como produção de textos técnicos);
  • alimentação coletiva (hotéis, restaurantes, empresas, escolas…);
  • alimentação clínica (aqui o nutricionista vai cuidar do cardápio de lugares como hospitais, clínicas, asilos, entre outros…).

Quanto recebe um profissional de nutrição

Segundo o último estudo realizado em 2018, são mais de 130 mil profissionais formados na faculdade de Nutrição no Brasil e eles contam com uma boa diversidade de oportunidades de emprego.

Por exemplo, destaca-se, hospitais, escolas, academias e até mesmo, o próprio negócio, como consultorias ou clínicas.

Os setores que mais empregam profissionais de Nutrição são:

  • Alimentação coletiva: 30,7%;
  • Nutrição Clínica: 30,4%;
  • Saúde Coletiva: 17,7%;
  • Docência: 11,4%.

O quanto recebe um nutricionista é baseado no “piso salarial”, que se refere a uma média de ganho mensal definida pelo Sindicato da região de trabalho. A parte boa é que o salário que o nutricionista recebe pode variar conforme as escolhas que ele mesmo fizer. E eu já vou te explicar um pouco mais sobre isso.

Atualmente, a média salarial do profissional formado em Nutrição é de R$2.817,48 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Entretanto, o valor pode variar muito, chegando a passar de R$4.257,86.

Nesse sentido, a estimativa leva em conta os profissionais contratados com carteira assinada em regime CLT. Para quem deseja ter o próprio negócio, como uma clínica particular, por exemplo, é possível ter uma renda maior todo o mês.

Hoje em dia, com a internet cada vez mais em alta e indispensável, o nutricionista pode, ainda, optar por produzir conteúdos digitais e até mesmo criar sua própria marca, potencializando-a nas redes sociais como uma forma de se auto promover e divulgar.

Viu só como são infinitos os motivos para você fazer a faculdade de Nutrição?

Não se esqueça de baixar o e-book que preparamos especialmente para você ficar por dentro de tudo sobre a faculdade de Nutrição.

Sair da versão mobile