Flash Cards: Aprenda a fazer cartões de memórias para os estudos

Adotar um método de estudo pode transformar seus resultados de aprendizagem, mas é preciso conhecer e testar todas as alternativas disponíveis, até encontrar aquela que se encaixe melhor na sua forma de aprender. Neste post, falaremos sobre o método de flash cards.

Nesta página, você encontrará explicações sobre o método, formas de utilizá-lo e um tutorial completo com a Super Mari Guimarães, do blog 1 Quarto de Café, te ensinando a fazer o seu!

FLASH CARD OU CARTÕES DE MEMÓRIA

O método de estudos de flash cards (ou cartões de memória) funciona exatamente como o nome indica: cartões para memorizar.

Quando utilizados para estudos, funcionam da seguinte forma: perguntas na frente e respostas no verso. A ideia é que sejam cartões relativamente pequenos, para que o estudante leve na bolsa e estude em qualquer lugar.

São estudos rápidos de memorização, onde o conteúdo deve ser objetivo, usando palavras-chaves, para que sua memória faça a conexão com o tema que você estudou anteriormente.

Uma forma de usar muito comum, é utilizando marcadores e canetas de cores chamativas para separar palavras ou pontos importantes para sua memorização.

Os flash cards devem ser utilizados em conjunto com métodos de estudos mais profundos e são opções muito indicadas para serem utilizadas, por exemplo, quando o aluno estiver estudando para uma prova grande ou difícil.

INSERINDO OS FLASH CARDS NA ROTINA DE ESTUDOS

Agora você já sabe do que se trata a técnica de flash cards e agora, aprenda o passo a passo de como utilizá-la para os estudos. Confira:

• 1° passo

No momento em que estiver estudando as matérias da faculdade, escola ou para o ENEM, por exemplo, separe as partes mais difíceis ou importantes do conteúdo que você não pode deixar escapar no momento da prova.

• 2° passo

Separe os flash cards para cada uma das partes que você destacou. Por exemplo: se você destacou três partes do conteúdo estudado, pegue três cartões e coloque uma pergunta sobre o assunto em cada, sempre com a resposta na parte de trás.

• 3° passo

Leia as perguntas e tente acertas as respostas. Só depois de buscar na sua memória e responder, confira a resposta certa na parte de trás do cartão para saber se acertou. Volte depois para repetir o processo, até memorizar totalmente.

Pronto! Desta forma, você terá sempre os cartões para te lembrar do conteúdo, exercitando seu aprendizado e memória.

FAÇA VOCÊ MESMO!

Por se tratar de um método utilizando cartões simples e própria escrita, o estudante pode produzir os próprios flash cards em casa. Dê o play para conferir o tutorial completo com a Mari Guimarães:

Uma dica extra é usar aplicativos para te ajudar nos estudos. O app Quizlet que está disponível para IOS e Android, disponibiliza um módulo completo para utilizar os flash cards, onde você pode encontrar ajuda para utilizá-lo.

Cartões de memória ou flash cards, também são uma tática perfeita para quem está estudando para o vestibular ou prova do ENEM e precisa memorizar muitos conteúdos ao mesmo tempo.

Já se você estiver na escola ou faculdade, a orientação e aproveitar essa forma de aprendizagem perto dos dias das provas.

Para isso, a Multivix vai disponibilizar flash cards personalizados para você. É só baixar e imprimir para usar nos seus estudos. Aproveite!

Baixar Flash Cards da Multivix

Continue lendo: Técnica Pomodoro: melhore seus estudos com o método de 25 minutos