Ícone do site Faculdade Multivix

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC: porque pensar nisso?

faculdade a distância

Uma modalidade de ensino que cresce em ritmo acelerado e atrai cada vez mais estudantes, especialmente aqueles que estão sem tempo. Mas, ao escolher se matricular em um curso EAD, o ideal é que sejam priorizadas as faculdades a distância reconhecidas pelo MEC.

Mas você sabe qual a importância de se preocupar com isso? Continue a leitura e entenda como o reconhecimento (ou a falta dele) impacta sobre a qualidade de ensino.

Por que é preciso conferir o reconhecimento do MEC?

O reconhecimento do curso pelo MEC é obrigatório para validar os diplomas emitidos pela instituição em todo o território nacional. Independentemente se é uma graduação presencial ou a distância, a dinâmica é basicamente a mesma.

Depois que uma faculdade obtém a autorização para abrir um curso, o processo de reconhecimento só tem início quando a primeira turma completa a metade da carga horária prevista. Isso significa que, em uma graduação de quatro anos, por exemplo, esse período equivale ao término do segundo ano.

Duas ponderações importantes sobre o reconhecimento do MEC: ele não é feito por instituições, mas sim, por cursos. Assim, uma faculdade ou universidade que ofereça múltiplas graduações, deve buscar adequar cada uma delas aos critérios exigidos.

Também é válido lembrar o caráter temporário desta decisão: de tempos em tempos, mais precisamente ao final do ciclo de avaliação do Sinaes, a instituição de ensino deve solicitar a renovação do reconhecimento.

Que critérios são utilizados pelo MEC?

Para se chegar a relação de faculdades a distância reconhecidas pelo MEC, são avaliados vários critérios, como os recursos didáticos-pedagógicos, infraestrutura e corpo docente.

Com base em informações fornecidas pela própria instituição, o MEC atribui o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia entre 1 e 5 e, como o próprio nome sugere, é um indicador prévio.

Instituições que registram um desempenho insatisfatório – representados pelas notas 1 ou 2 – devem, obrigatoriamente, receber a visita de uma visita de uma comissão in loco, que pode confirmar ou alterar a avaliação anterior, para cima ou para baixo. Em cursos EAD, essa visita ocorre nos polos presenciais.

Em caso de nota 3, que significa que a instituição atendeu aos requisitos, à 5, atribuído a cursos que atingiram o padrão de excelência, a faculdade pode requerer a manutenção automática da nota, transformando-o no Conceito de Curso (CC).

Também como parâmetro para o reconhecimento pelo MEC está o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é o equivalente ao Enem para o Ensino Superior. A prova é aplicada anualmente para diversas graduações.

Como saber se a faculdade a distância é reconhecida pelo MEC?

Para saber quais são as faculdades a distância reconhecidas pelo MEC, o estudante pode efetuar uma consulta ao portal E-Mec. No campo de busca avançada, selecione a opção curso de graduação.

Depois indique qual é o seu curso, o estado e marque a caixa “A Distância” no campo modalidade. Se, ao invés da nota, você encontrar um traço, isso significa que o processo de reconhecimento ainda não começou ou está em andamento.

Agora que você já sabe como identificar as faculdades a distância reconhecidas pelo MEC, conheça o portfólio de cursos oferecidos pela Multivix!

Ainda indeciso? Baixe nosso E-book e Escolha seu curso a partir do seu perfil!