Faculdade Multivix reinicia atividades do projeto de Alfabetização

Faculdade Multivix reinicia atividades do projeto de Alfabetização “Sempre é tempo de aprender” no Centro de Detenção Provisória de São Mateus – CDP.

25 (vinte) internos do Centro de Detenção Provisória de São Mateus iniciaram na última terça-feira (10/04) o Projeto de Alfabetização “Sempre é Tempo de Aprender”, que é ofertado pela Faculdade Multivix São Mateus, por meio do curso de Pedagogia.

O projeto de Alfabetização iniciou em setembro de 2011, sendo interrompido em dezembro de 2014. Nesse período foram alfabetizados em torno de 200 (duzentos) internos.

O trabalho de alfabetização de Jovens e Adultos tem por objetivo de facilitar a reintegração, reinserção, ressocialização de pessoas que não foram integradas à sociedade devido fazerem parte de um significativa parcela da população que é analfabeta (não sabem ler nem escrever, muito menos assinar o próprio nome) e, que dessa forma, tem menos oportunidades.

A metodologia utilizada nas aulas envolvem atividades de alfabetização e letramento que estimulam os internos à:

• Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos;
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações;
  • Conhecer e aprimorar os mecanismos e recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções;
  • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem e arte.
  • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura;
  • Aprofundar seus conhecimentos sobre a língua.

Nos encontros semanais são realizadas leituras em voz alta pelos alunos do Curso de Pedagogia, trabalho com agrupamentos produtivos mediante análise dos níveis de escrita, atividades de alfabetização envolvendo materiais como jornais e revistas, trabalho com jogos didáticos que auxiliam no processo de alfabetização, além de outros procedimentos desenvolvidos mediante o avanço da leitura e da escrita.

O projeto se desenvolve sempre partindo de textos que serão o ponto de início para as discussões, gerando o aprendizado e aquisição de habilidades como compreensão de informações implícitas e explícitas no texto, perpassando no estudo de palavras de destaque, trabalhando assim a ortografia e aprofundando nos conhecimentos que forem agregados ao longo dos momentos de estudo, sempre levando em consideração o estágio de conhecimento do grupo de internos.

Para a diretora da unidade CDP São Mateus, Alessandra Rodrigues Costa, oportunidade como essa é de suma importância para os internos e, agradece a Faculdade Multivix São Mateus pela iniciativa e parceria, que já dura 8 (oito) anos.

O Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia Jefferson Duarte Pacheco é o responsável pela realização do planejamento semanal e das atividades de alfabetização com os internos do CDP, tendo a participação de alguns alunos do 5º período do Curso de Pedagogia.

Colaboram com o apoio do Projeto a Equipe Administrativa e Acadêmica da Faculdade Multivix São Mateus e da Equipe Psicossocial do CDP.