AVISOS

PROUNI 2019/1 - Com dúvida na documentação? Confira a lista completa
  • Blog
  • Faculdade de Recursos Humanos e as possibilidades de carreira

Faculdade de Recursos Humanos e as possibilidades de carreira

Faculdade de Recursos Humanos e as possibilidades de carreira

Responsável por desenvolver e aperfeiçoar estratégias na área de Gestão de Pessoas, o egresso de uma faculdade de Recursos Humanos encontra oportunidades em organizações de todos os portes e segmentos.

Sua atuação é especialmente importante em tempos de crise, quando as empresas se deparam com a necessidade de reduzir ou otimizar equipes. Para minimizar o impacto de quaisquer ações, os colaboradores que permanecem precisam apresentar uma melhora no desempenho.

Este tecnólogo é bastante conhecido por coordenar os processos de recrutamento e seleção, mas é um equívoco restringir a sua atuação a essa atividade. A seguir, nós apresentaremos esta e algumas outras possibilidades de carreira que você exercer. Continue a leitura!

Recrutamento e seleção

A atuação do egresso de uma faculdade de Recursos Humanos começa antes mesmo do início do processo de seleção propriamente dito, uma vez que cabe a ele a missão de transmitir uma imagem positiva da empresa, capaz de aguçar nos bons profissionais o desejo de fazer parte daquele time.

De acordo com o perfil buscado pela organização, ele deve definir as metodologias que serão utilizadas durante as dinâmicas e entrevistas, além de manter um bom relacionamento com os candidatos ao longo de toda a seleção.

 

Treinamento e Desenvolvimento

Tão importante quanto a busca por novos profissionais, é manter (ou elevar) o nível de satisfação dos colaboradores já contratados. Uma boa maneira de alcançar esse objetivo é oferecer oportunidades contínuas de treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências.

Para que esse trabalho seja eficaz, ele deve monitorar o desempenho de cada funcionário, buscando realçar potencialidades e também identificar aspectos técnicos ou comportamentais que precisam ser corrigidos ou aperfeiçoados, de modo a contribuir para que as metas estabelecidas pela organização sejam alcançadas.

Remuneração e Benefícios

Após cursar Tecnologia em Recursos Humanos, o profissional estará apto a realizar uma análise de mercado. Essa comparação é importante para garantir que os salários e benefícios oferecidos, bem como quaisquer outras práticas adotadas, sejam equivalentes às de outras empresas do mesmo segmento e atendam aos padrões estabelecidos para aquela categoria.

Outra responsabilidade do egresso de uma faculdade de Recursos Humanos é estruturar um plano de carreira: algumas empresas oferecem aos seus funcionários a oportunidade que eles decidam as vantagens que desejam usufruir, em meio a algumas opções possíveis.

Departamento Pessoal

Os egressos do curso de Recursos Humanos que optarem por trabalhar no Departamento Pessoal têm como principal responsabilidade o cumprimento integral das disposições legais, durante todo o ciclo de relacionamento com o funcionário (contratação – vínculo – desligamento).

Duas características essenciais para os profissionais desse setor são a facilidade em operar sistemas de gestão informatizados e um bom nível de conhecimento acerca dos artigos que compõem a legislação trabalhista, que serão a base para a resolução de conflitos.

Agora que você já sabe o que é Recursos Humanos, teve a certeza que deseja seguir essa profissão? Baixe o nosso e-book, que entre outras curiosidades, apresenta a grade curricular da faculdade de Recursos Humanos. Até a próxima!