Categorias: BlogNotícias

Faculdade de Farmácia: guia completo sobre a profissão

Se você chegou aqui para entender mais sobre a faculdade de Farmácia, veio ao lugar certo! Apesar de ser uma profissão antiga, é comum ver os candidatos confusos sobre a área e poucos sabem todos os detalhes do trabalho de um farmacêutico. Veja agora um guia completo com tudo que você precisa saber sobre o curso de Farmácia.

Neste artigo você irá conferir os seguintes tópicos:
– Tudo sobre a faculdade de Farmácia
– O que faz um farmacêutico?
– O mercado de trabalho na área de Farmácia
– Farmácia é um bom curso?
– Onde fazer faculdade de Farmácia?

Confira tudo agora. Boa leitura!

Tudo sobre a faculdade de Farmácia

Se você está interessado em iniciar seus estudos nesta área, com certeza não irá se arrepender. O curso de Farmácia é muito completo, instigante e cheio de descobertas.

A grade conta com uma diversidade de materiais, iniciando com conteúdos mais práticos como Introdução às Práticas Químicas e Laboratoriais, Biossegurança e Química Orgânica.

Em seguida, o aluno já embarca em um universo mágico da prática da profissão. Sabe aqueles filmes e desenhos onde um cientista manipula diversos objetos modernos, fórmulas e criações? No curso de Farmácia é mais ou menos assim, porém menos cinematográfico.

Ou seja, no momento de aprender a prática, você irá desenvolver projetos, aprender a criar coisas a partir das fórmulas, utilizá-las corretamente e muito mais.

Após a parte teórica, os estudos vão se concentrar em tudo que você precisa aprender para ser um profissional, passando por matérias como Inovação em Saúde, Biotecnologia e Genética.

Sendo assim, sua rotina de estudos vai contar com muitos livros, mas também com muitos experimentos e aventuras das aulas em laboratórios.

Bem como, a experiência em estágios que já começa no meio ou no final do curso, dependendo da faculdade.
Na fase de estágios, mesmo que esteja sob supervisão de profissionais experientes, você terá ainda mais uma experiência parecida com a realidade após a formação.

Dessa forma, se você curte conteúdos ligados ao universo científico e matérias como Química, Física e Matemática, o curso de Farmácia será uma experiência incrível.

Você vai se aprofundar muito além do que viu na escola e ainda encontrará momentos desafiadores para melhorar seus conhecimentos e capacitação.

Entretanto, vale destacar que o curso de Farmácia é complexo e demanda muita dedicação do estudante. Nada de procrastinar ou fazer de qualquer jeito.

A orientação é estar sempre ligado em tudo que acontece no seu curso. Aproveite ao máximo todas as oportunidades de aprendizagem como grupos de estudos, estágios e projetos de pesquisas científicas.

Mantendo o foco e a dedicação você poderá conquistar um futuro de sucesso nesta profissão.

O que faz um farmacêutico?

De forma geral, um farmacêutico é o profissional responsável por cuidar de todo o processo de composição de itens essenciais para saúde como medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados.

Além disso, o farmacêutico também é preparado para desenvolver pesquisas e testes desses produtos.
Mas, o trabalho deste profissional não para por aí, pois ele é o responsável por identificar quando esses produtos devem ser utilizados, com qual intuito, em qual momento, quantidade e muito mais.

Basicamente, é o responsável não só pela criação e manutenção de qualidade, mas também pelo uso correto dos produtos.

O trabalho de um farmacêutico passa por várias etapas e processos diferentes, além de existirem diversas áreas de atuações possíveis.

O profissional formado no curso de Farmácia pode atuar desde cargos mais simples como Assistente, até Gerente, Diretor ou pesquisador, por exemplo.

Sendo assim, um farmacêutico é um dos profissionais mais completos da área da Saúde, tanto em relação a sua formação como durante a atuação profissional.

No mercado de trabalho, são muitas as opções de serviços.

O mercado de trabalho na área de Farmácia

Como você pode notar no item anterior, onde falamos sobre “O que faz um farmacêutico?”, a profissão é repleta de oportunidades diversas.

Um farmacêutico é responsável por exercer diferentes papéis na sociedade é uma peça muito importante no desenvolvimento da área da Saúde.

Da mesma forma, quando falamos do mercado de trabalho para Farmácia, você irá encontrar um cenário amplo e cheio de oportunidades.

Entre os cargos exercidos pelos alunos após a formação no curso, podemos citar alguns dos mais comuns como Farmacêutico, Farmacêutico Clínico, Oncológico, Nuclear, Hospitalar e Criminal ou Coordenador de Laboratório.

Além dessas, ainda existem muitas outras opções e dentro de cada uma detalhes, ainda é possível encontrar subtarefas em que esse profissional pode atuar.

Um exemplo disso é a área de Estética, onde um profissional formado no curso de Farmácia pode encontrar espaço na área de medicamentos e cosméticos.

Estes cargos podem ser encontrados em diversos locais como hospitais, clínicas, empresas privadas, concursos públicos, centros de pesquisas, universidades e por aí vai.

Outro meio de trabalho muito comum é o autônomo, onde o farmacêutico tem seu próprio negócio, cuidando de farmácias, por exemplo.

Por fim, se você deseja fazer a faculdade de Farmácia, não se preocupe com tantas opções, pois isso será desenvolvido ao longo dos estudos.

Durante os 5 anos de faculdade, você terá a oportunidade de conhecer cada área, desenvolver suas habilidades e encontrar aquele setor com o qual melhor você se identifica.

Já em relação a atual situação dessas vagas de emprego, as notícias também são boas. Um farmacêutico costuma ter bons salários e cargos de respeito em qualquer lugar.

Atualmente, a média salarial desse profissional está na faixa de R$3.400, mas isso depende muito da região e do tipo de serviço exercido pelo mesmo.

Sendo assim, uma dica é investir em especializações e muito estudo continuado para estar sempre em destaque nos processos seletivos das melhores oportunidades.

Farmácia é um bom curso?

Com grandes mudanças na sociedade atual, muitas doenças, bactérias, vírus e demais condições vem surgindo pelo mundo todo.

Diante deste cenário, a área de Saúde se viu em constante crescimento e para Farmácia isso não foi diferente. A alta demanda por novos métodos, medicamentos e produtos para saúde e bem-estar só aumentam, aumentando também, as oportunidades profissionais.

Por isso, podemos afirmar que Farmácia é um bom curso sim. Afinal, após a formação, você poderá encontrar um mercado a todo vapor.

Vale destacar que por ser uma profissão essencial para a sociedade, é uma aposta certeira para ter uma carreira de sucesso.

A área farmacêutica é uma das mais antigas do mundo e segue em desenvolvimento com as novas tecnologias.

Além disso, o curso irá te oferecer uma formação completa com conhecimentos muito importantes e essenciais no mundo.

Após a faculdade, você estará apto para desenvolver seu trabalho nesta área e ajudar muitas pessoas.

Por fim, se você está interessado no curso de Farmácia e se identifica com a área, vale a pena fazer a faculdade.

Mas, assim como qualquer profissão, o sucesso profissional dependerá principalmente de você mesmo.

Para isso, é importante aproveitar a faculdade ao máximo e entrar em todas as boas oportunidades que surgirem.

Na área de Farmácia, sua dedicação e estudos deverão ser constantes, sendo importante buscar sempre inovação e novos conhecimentos.

Onde fazer faculdade de Farmácia?

Agora, depois de ler todos os itens e entender melhor sobre o curso de Farmácia, você já deve ter uma noção se é a carreira ideal para você, né?

Caso ainda tenha dúvidas, pegue essa dica: faça o Teste de Carreiras. É on-line, gratuito e muito rápido. Depois de uma análise do seu perfil, a plataforma vai apontar as profissões ideias para você.

Por outro lado, se você já conseguiu tomar a decisão final de fazer Farmácia, temos que pensar agora na escolha da faculdade.

Esse é um passo essencial para seu futuro, afinal, a instituição vai definir a qualidade (ou não) da sua formação, consequentemente, refletindo no seu sucesso profissional.

Primeiramente, você deve escolher um top 3 das instituições que gostaria de fazer sua faculdade.

Em seguida, comece a pesquisar sobre cada uma delas, procurando pelas seguintes características:
– A instituição e o curso são reconhecidos pelo MEC?
– A instituição tem infraestrutura para meu aprendizado?
– Corpo docente
– Terei apoio financeiro quando precisar?
– Tem boa relação com o mercado de trabalho?

Estes são questionamentos essenciais para sua busca. O primeiro, porque para ter um diploma válido, a instituição deve ser reconhecida pelo MEC.

Além disso, esse reconhecimento vem a partir de avaliações educacionais que garantem a qualidade de ensino oferecida ao aluno, ou seja, sua formação será melhor.

Já no segundo ponto, quando falamos em infraestrutura, pense na importância de bibliotecas, laboratórios e boas salas de aulas para seus estudos.

O curso de Farmácia é muito prático e, por isso, ter locais e materiais bons são detalhes indispensáveis.

Em seguida, falamos em corpo docente. Você sabe o que é isso? São os professores responsáveis pelo seu aprendizado.

Estudar com profissionais bem sucedidos e com boa didática fará total diferença na sua formação. É importante ter bons professores para aprender de forma completa.

Depois, citamos o apoio financeiro, pois mesmo que você não precise, jamais escolha uma instituição que não tenha opções de apoio para o caso de você precisar.

Basicamente, pense que são 5 anos de faculdade e nesse período, muita coisa pode acontecer. Por isso, é indispensável estudar em um local que ofereça bolsas, descontos e financiamentos estudantis como ProUni, PRAVALER ou FIES.

Por último, destacamos o relacionamento com o mercado de trabalho. Isso porque o curso possui estágios obrigatórios para uma melhor aprendizagem prática.

Ou seja, sua instituição de ensino precisa ter parcerias com hospitais e clínicas, por exemplo.

Para entender melhor, podemos citar o trabalho da Multivix. Na Multivix, além dessas parcerias, os alunos ainda contam com um setor exclusivo de encaminhamento para empregos e estágios.

Além disso, os alunos ainda encontram orientação profissional e dicas para carreira.

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, por isso, toda orientação e auxílio nesse processo de formação profissional e entrada no mercado são importantes.

Depois que concluir essas avaliações, basta visualizar qual faculdade atende a todos os pré-requisitos e, por fim, escolher a sua.

Seguindo este processo, você terá mais chances de fazer uma escolha certeira para sua carreira.

Em conclusão, o sucesso dependerá das suas escolhas desde o momento de escolher onde fazer a faculdade de Farmácia.

Portanto, siga o passo a passo e mantenha-se sempre bem informado. Pesquise, converse, busque sempre saber mais. Na faculdade, o foco e dedicação são indispensáveis.

E, se você já tomou a decisão de fazer o curso de Farmácia, podemos dizer que não vai se arrepender. Um futuro de sucesso te espera!

Compartilhar