Ícone do site Faculdade Multivix

Faculdade de Educação Física: diferenças de bacharelado e licenciatura

As diferenças entre bacharel e licenciatura

O candidato interessado no curso de Educação Física, encontrará uma faculdade em formar profissionais preparados para organizar e supervisionar diversos programas de exercício físico e esportes no geral. Mas, existem duas habilitações para a profissão: bacharelado e licenciatura. Conheça as diferenças!

Educação Física: Licenciatura x Bacharelado

Essa graduação é focado no ensino da promoção do bem-estar através de estímulos à prática de atividades corporais, bem como, no desenvolvimento social.

A diferença, é que o aluno pode escolher entre seguir a carreira de bacharelado ou licenciatura. As duas opções abrem uma variedade de alternativas para a atuação profissional.

Dê o play para entender melhor sobre Bacharelado e Licenciatura:

Bacharelado: mercado de trabalho e empreendedorismo

Quem optar por seguir a carreira como Bacharel, aprenderá conteúdos sobre o funcionamento do corpo humano, através de matérias como anatomia, ritmo e movimento, arco reflexo, morfofisiologia do movimento, entre outros.

Basicamente, o curso de Educação Física com habilitação em Bacharel é a junção dos conhecimentos biológicos, com os saberes práticos da área.

Na parte prática, o bacharel será preparado para atuar em academia, clínicas de reabilitação, como personal trainer e treinamento de atletas.

É possível tanto o trabalho dentro de empresas, como também a abertura do próprio negócio. Um serviço muito em alta, tem sido o de consultoria para treinos com atendimentos presenciais e até mesmo, on-line.

Sendo assim, a escolha mais prática é bem diferente da licenciatura que costuma ser mais focada na educação.

Licenciatura: esporte, lazer e educação

No caso do curso de Educação Física com habilitação em Licenciatura, os estudantes encontram um ensino mais focado na docência e aprendizagem.

Durante a faculdade, terão matérias voltadas para as teorias da educação, estratégias de ensino, práticas educacionais e demais conteúdos sobre educação no geral.

O profissional licenciado terá uma formação completa para trabalhar como professor em instituições de ensino, sendo uma grande diferença para o bacharel que tem um amplo mercado para atuação profissional.

Afinal, qual é a grande diferença?

Como você pôde perceber nas explicações dos itens anteriores, as diferenças já começam desde a faculdade e vão até a atuação no mercado de trabalho.

Após a formação, o bacharel encontra um amplo mercado para atuação profissional, já o licenciado, se vê em um cenário voltado para a educação. Mas, as duas formações se completam.

Um fator interesse nessa relação das habilitações é que em ambos os casos, é possível obter o título que falta para ter uma formação mais completa. Nesse caso, o outro curso fica mais rápido, podendo pular as matérias já cursadas, sendo ainda melhor.

Qual é o melhor?

As duas habilitações do curso de Educação Física são profissionalmente muito positivas, mas a escolha vai depender totalmente dos objetivos do candidato que vai começar a faculdade. Não existe um melhor, mas sim, o que está de acordo com o interesse.

Quer conhecer um pouco melhor sobre essa área? Baixe nosso e-book sobre o curso de Educação Física!

De qualquer forma, o interessado estará fazendo uma boa escolha, o importante é se atentar as preferências pessoais e identificação com a área de atuação.