Faculdade de Educação Física: bacharelado ou licenciatura?

O curso de Educação Física é focado no desenvolvimento social e promoção do bem-estar por meio do estímulo à prática de atividades corporais. O profissional com essa formação organiza e supervisiona diferentes tipos de programas de exercício físico.

Essa graduação tem uma peculiaridade: ela pode tanto ser cursada no modelo de bacharelado quanto na forma de licenciatura. Cada uma dessas opções abre uma gama diferente de alternativas de trabalho e atuação acadêmica.

Vamos entender como funciona cada uma delas? Continue a leitura!

Como funciona o curso de bacharelado em Educação Física?

O bacharelado em Educação Física é focado no entendimento do movimento humano. Durante a graduação, o estudante aprende sobre questões importantes, como anatomia, ritmo e movimento, arco reflexo, morfofisiologia do movimento e outros conteúdos.

Assim, o curso é, basicamente, a junção entre conhecimentos práticos da área, necessários para atuar no mercado de trabalho, e teóricos, mais relacionados à Biologia e ao funcionamento do corpo humano.

O bacharel em Educação Física pode trabalhar em diversos ambientes, como academias, clínicas de reabilitação, treino individual (personal trainer) e treinamento de atletas.

Como funciona o curso de licenciatura em Educação Física?

A licenciatura em Educação Física tem as mesmas bases de aprendizado que o bacharelado. A grande diferença é que a partir de um certo período o estudante começa a ver mais conteúdos voltados para a docência do que para a Educação Física propriamente dita.

Desse modo, o licenciando aprende sobre as teorias da educação, estratégias de ensino, práticas educacionais e outros conteúdos semelhantes. Graças a isso, essa formação prepara o profissional para trabalhar no Ensino Fundamental e Médio lecionando sobre Educação Física.

Qual é a grande diferença entre a licenciatura e o bacharelado?

A grande diferença entre o bacharelado e a licenciatura, como você deve imaginar, é que o primeiro tem um amplo mercado de trabalho, mas não permite que o profissional dê aulas no Ensino Fundamental e Médio, e o segundo habilita o graduado exatamente para o oposto.

Assim, o licenciado é um professor e o bacharel atua em todas as áreas da Educação Física. Um ponto interessante com relação a esse assunto é que em ambos os casos o graduado pode obter o título que lhe falta.

Basta fazer uma nova faculdade e pedir o abatimento dos conteúdos já cursados. Assim, quem fez o curso Educação Física consegue obter o bacharelado ou a licenciatura sem precisar repetir os conteúdos que já estudou.

A escolha de qual dessas alternativas é a melhor depende do perfil de cada um. A faculdade de Educação Física tem excelentes opções de trabalho tanto na docência quanto na preparação física, então, o que importa de verdade é a identificação do profissional com a área de atuação.

Quer conhecer um pouco melhor sobre essa área? Baixe nosso e-book sobre o curso de Educação Física!

Comentários estão fechados.