Ícone do site Faculdade Multivix

Entenda como o Ensino a distância cresceu recentemente

formação ead

Fazer uma faculdade em sua própria casa e poder estudar em qualquer horário, é a realidade e comodidade de cada vez mais estudantes no Brasil. Devido a uma série de fatores, esse novo modelo de ensino tem se tornado bastante acessível e popular.

Neste texto, você entenderá como e porquê o Ensino a Distância tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Além disso, também conhecerá alguns benefícios de se optar por esse modelo de ensino.

Como o Ensino a Distância cresceu tanto?

A população sempre está em busca de comodidade, principalmente quem não tem muito tempo para se dedicar aos estudos por conta do trabalho ou cuidado com os filhos, mas quer retomar ou continuar os estudos.

A melhora nos serviços de internet também propiciou que o EaD fosse viável, até mesmo para quem não tem um serviço de internet tão bom. É possível assistir e baixar as videoaulas, que podem ser assistidas por um smartphone, trazendo ainda mais praticidade e dinamismo para os estudos.

Um outro fator que pesa bastante para a escolha do EaD, ao invés do ensino presencial, é a alta concorrência nas universidade públicas e o alto valor das mensalidades em faculdades privadas.

Cerca de 17% dos estudantes brasileiros estão matriculados em um curso a distância. Apesar de ser um número ainda pequeno, a tendência é que ele aumente gradativamente durante os próximos anos.

Em 2003, existiam cerca de 50 mil alunos de EaD no país, que, em sua maioria, pertencentes a cursos ministrados em instituições de ensino públicas. Atualmente, esse número cresceu para cerca de 1,3 milhão de alunos matriculados.

Em alguns cursos, o número de alunos inscritos na modalidade EaD superou o modelo presencial, como é o caso de formações para professores. O número de inscritos e cursos ofertados poderia ser maior, entretanto, existem limitações e análises que precisam ser feitas para que um curso EaD seja certificado.

Quais os benefícios de se estudar na modalidade EaD?

Devido às suas vantagens, muitos estudantes têm optado por estudarem nesse modelo para garantirem o seu diploma superior. Confira a seguir alguns dos motivos que levam a essa escolha:

Flexibilidade

Cursar EaD é não ter uma hora exata para estudar ou assistir às videoaulas. Com essa flexibilidade, é possível que o estudante trabalhe ou até mesmo faça outra faculdade durante seu tempo ocioso.

Economia

Faculdades particulares presenciais geralmente são mais caras que um polo a distância, por isso, para quem quer economizar ou não tem tantos recursos para investir, o ensino EaD é uma ótima solução.

Maior alcance

Pessoas que moram em cidades menores, sem uma faculdade presencial perto da residência ou em localidades vizinhas, acabam não tendo como obter um diploma no ensino superior. Os polos a distância são mais baratos de serem criados, além de já estarem espalhados em boa parte das cidades do Brasil.

O Ensino a distância tem crescido de forma surpreendente nos últimos anos, e a tendência é que ele ganhe mais cursos, alunos inscritos e se modernize ainda mais. Além do seu diploma, o aluno EaD ganha soft skills que serão importantes em sua carreira profissional, como organização e disciplina.

Está interessado em fazer uma graduação a distância? Então conheça as formações oferecidas pela Multivix!