Categorias
Blog

Para ser empreendedor precisa fazer uma faculdade?

As iniciativas empreendedoras vem apresentando um bom crescimento no Brasil e a expectativa é que continue assim nos próximos anos, mas, para quem está iniciando a carreira agora, fica a dúvida: para ser empreendedor precisa fazer faculdade?

Neste post, você vai entender as necessidade de um empreendedor e como uma graduação pode ajudar (ou não) nos negócios. Boa leitura!

Vale a pena investir no próprio negócio?

Segundo informações da Agência Brasil, o Portal do Empreendedor (MEI) apontou que entre dezembro 2018 e julho 2019, o número total de microempreendedores individuais passou de 7,7 milhões para mais de 8,5 milhões de pessoas no Brasil. Empreender seja em negócios inovadores ou não, é uma realidade!

Os números são de impressionar, e o mesmo estudo também indica que negócios inovadores e com soluções para a sociedade estão fazendo sucesso.

Vale a pena investir no próprio negócio, principalmente se for um projeto com ideias novas e, principalmente, ligadas a facilitação do dia a dia das pessoas.

Não necessariamente seu serviço deve ser único, mas sim, diferenciado. A concorrência sempre irá existir e é preciso se destacar no mercado.

Empreender com startup, também pode ser uma opção interessante no momento tecnológico digital que vivemos. Embora não se limita apenas a negócios digitais, startup é uma empresa iniciante com um modelo de negócio repetível e escalável que precisa de  inovação para ser uma empresa de sucesso.

Faculdade x Empreendedorismo: se completam ou não?

A graduação é sim grande facilitadora no mundo business. Pode não ser obrigatório ter uma faculdade para empreender, mas ser formado em um curso superior garantirá preparação.

Ser empreendedor, principalmente de um pequeno negócio local, pode ser desafiador para quem não teve capacitação nesse universo. Na faculdade, você terá todo apoio necessário.

O especialista Giulianno Bresciani, explica pontuou alguns exemplos práticos que mostram as principais motivações para fazer uma faculdade, mesmo que o objetivo seja empreender. 

Graduação e Pós-graduação: investimento para o sucesso

Por isso, um empreendedor na faculdade pode ser uma atitude que vai ajudar a alavancar a carreira como empreendedor (a), porque a capacitação certa, dará todo o preparo profissional necessário.

Nestes casos, os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Marketing são os mais procurados, por trazerem disciplinas de inovação, empreendedorismo e gestão de marcas que preparam o empreendedor.

Já no caso da Pós-graduação, existem diversas opções de MBA’s em Gestão de Negócios que serão muito bem aproveitados na rotina da empresa e na forma de conduzi-la.

Leia também: Trabalho e estudo: cursos EaD podem ser a melhor escolha

No Vest Multivix 2020, todos esses cursos estão disponíveis na modalidade presencial e também no EaD, aos profissionais sem tempo. Invista em você e se destaque no mercado!

Sair da versão mobile