Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

• Blog

É necessário fazer faculdade para prestar concursos?

É muito comum encontrar quem segue a carreira de ‘concurseiro’, isso é, se dedica integralmente aos estudos com o objetivo de ser aprovado em um concurso. Entretanto, poucos sabem da importância de fazer uma faculdade para prestar concursos.

Veja 5 motivos para você entender melhor este fato!

Neste post, vamos falar sobre os seguintes tópicos:

• Por que fazer faculdade para prestar concursos?
  • Quais são os cursos mais requisitados em concursos?
  • Estudo continuado para se destacar

Boa leitura!

Por que fazer faculdade para prestar concursos?

Ter uma Graduação no currículo, aumenta muito suas chances de sucesso na carreira profissional e para quem tem o objetivo de conseguir uma vaga de emprego em concursos, essa realidade não é diferente.

A estabilidade oferecida pelas vagas de concursados é indiscutível, mas os salários, benefícios e tipo de serviço, variam muito de acordo com a capacitação do profissional.

Sendo assim, caso você procure por oportunidades melhores e um pagamento mais alto, a Graduação irá te garantir isso. Afinal, os concursos de nível superior oferecem oportunidades bem melhores.

Além disso, ser um candidato com um grau maior de estudos irá alavancar ainda mais suas chances de passar em um concurso e conquistar sua vaga dos sonhos.

A dica é garantir o diploma da faculdade para ter as melhores oportunidades nos concursos e optar pelos melhores cursos desse cenário.

Quais são os cursos mais requisitados em concursos?

De antemão, destacamos que é possível encontrar concursos para todas as áreas de formação superior, afinal, todos são profissionais necessários no mercado.

Entretanto, existem algumas áreas e cursos superiores específicos que encontram mais vagas.

Isso acontece por se tratar de serviço essencial à população ou pela alta demanda do profissional no mercado de trabalho.

A seguir, veja quais são os cursos superiores mais requisitados em concursos:

Administração

Dentro ou fora do universo dos concurseiros, o estudante que escolher a faculdade de Administração vai encontrar um amplo mercado para opções em diversos setores.

A Administração é uma das áreas mais comuns em concursos, exatamente por ser uma formação muito plural, possibilitando a atuação em muitos nichos e, por isso, é muito requisitada.

Educação

Todas as escolas públicas do Brasil precisam de professores, coordenadores, diretores e demais profissões ligadas à educação, não é mesmo?

Por isso, os formados em faculdades como Pedagogia, Formação de Docentes para a Educação Básica e Educação Física (Licenciatura) encontram muitos editais de concursos públicos aos montes, todos os anos.

Igualmente, podemos destacar o curso de Serviço Social que não é totalmente voltada para Educação, mas atua em serviços específicos com alunos da rede pública e também encontra vagas em concursos.

Direito

Assim como no caso da área de Educação, os concursos são vastos na área de Direito, devido à alta demanda no setor jurídico em todo o país.

Se você optar pela faculdade de Direito irá encontrar oportunidades de concursos com vagas mais simples como as de assistentes jurídicos, até vagas de promotores ou juízes.

Além do bacharelado em Direito, na maioria dos casos esse profissional também terá que conseguir aprovação no exame da OAB. Só com essa aprovação é possível atuar como advogado.

Cursos da área de Saúde

Os cursos da área de Saúde são serviços essenciais à população e, por isso, os profissionais como Enfermeiros, Médicos e Nutricionistas encontram mais vagas em concursos.

Podemos citar opções de faculdade para prestar concurso nessa área, são eles: Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Psicologia.

Fato é que você encontra muitas vagas em hospitais e instituições públicas, independente de qual curso da área da saúde escolhe para sua carreira.

Por fim, vale destacar que apesar de ser um grande destaque na hora de prestar concursos, a dica é não parar apenas na faculdade, mas sim, investir no estudo continuado.

Estudo continuado para se destacar

Não pense que sua dedicação vai parar na Graduação! Os concursos costumam ser muito concorridos e com profissionais cada vez mais preparados.

Invista no estudo continuado para se destacar no processo seletivo dos currículos após a prova.

Além disso, muitos concursos contam mais pontos para candidatos que possuem Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.

Com uma Pós-Graduação, por exemplo, você pode até sair na frente de um candidato que tenha alcançado uma nota maior que a sua na prova.

Qualquer especialização que agregue na sua formação da Graduação já fará diferença no seu currículo para se destacar no concurso, mas existem opções específicas para o setor público.

Nesse sentido, algumas opções são os cursos de Pós em Saúde Pública, Gestão e Política Públicas e Governança e Compliance na Gestão Pública.

A escolha dependerá do seu objetivo e do concurso que deseja prestar.

Concluímos que é essencial fazer faculdade para prestar concurso, por conta de todos os itens citados ao longo deste post.

Com a Graduação você é aprovado nas provas de concursos, pode atuar com mais responsabilidade nas vagas, além de aumentar suas chances de convocação.

Tudo isso acontece por ter mais conhecimento e preparação profissional de qualidade.

Escolha o curso que melhor combina com você e invista na sua preparação para garantir sua vaga!

Teste de carreira