Aviso

AVISO - Confira o caderno de prova e gabarito provisório do Processo Seletivo 2020/1 de Medicina da unidade Viória. Confira
Confira os locais com transporte gratuito para o Processo Seletivo 2020/1 de demais cursos. Confira
  • Blog
Cursos de Engenharia: veja qual o perfil de cada um

Escolher estudar Engenharia em uma faculdade reconhecida pela qualidade do ensino, prepara você para o sucesso profissional em vários subcampos. De acordo com a comunidade de carreiras Glassdoor, que coletou os ganhos médios de 1,5 mil engenheiros de diferentes áreas, os estudantes dos cursos de Engenharia acumulam o maior salário inicial médio no País. Um engenheiro de processos, por exemplo, pode chegar a ganhar 25 mil reais por mês, dado o prestígio que este campo especializado vem ganhando nos últimos anos.

Vamos rever a seguir os ramos desta ciência, que contam com uma excelente perspectiva de trabalho no futuro.

Como escolher um curso de Engenharia

O candidato interessado em fazer uma boa escolha ao optar pela especialização em Engenharia, precisa ter consciência que esta é uma carreira que apresenta oportunidades de aprendizado aplicadas, como estágios e cooperações em núcleos de pesquisa e estudos relacionados à área de atuação. Essa, aliás,  parece ser a melhor maneira de experimentar a especialidade em primeira mão.

Faça um teste de carreira para avaliar quais tipos de trabalhos de Engenharia estão alinhados com seu entusiasmo. Os defensores da “sustentabilidade” podem ter um perfil adequado para a Engenharia Ambiental, enquanto os interessados em jogos de computadores poderiam ser ideais para Engenharia de Software, e assim por diante.

Veja a seguir nos principais campos e cursos de Engenharia e quais são as atividades desempenhadas por estes profissionais em cada uma delas.

Engenharia Ambiental

À medida em que as preocupações com a preservação ambiental e consciência ecológica de organizações, empresas e pessoas crescem, também aumentam as perspectivas de trabalho para engenheiros ambientais que usaram os princípios da ciência para promover soluções que protejam o planeta. Essa especialização está relacionada a redução e emissões de carbono, bem como controle de poluição, minimizando o desperdício de água e muito mais.

Engenharia Civil

Uma das maiores especializações em demanda é a engenharia civil, que se preocupa com o projeto e a construção de sistemas de infraestrutura em conformidade com as regulamentações do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Os profissionais deste subcampo manipulam projetos que constroem e/ou reparam pontes, rodovias, pistas de aeroportos, barragens, sistemas de esgoto, edifícios, casas e outros empreendimentos.

Engenharia da Computação

No caso da Engenharia da Computação são realizados estudos e projetos de implementação de sistemas computacionais. Ao contrário dos engenheiros elétricos, esses cientistas lidam principalmente com softwares e sistemas de informação, incluindo o desenho, desenvolvimento e aplicação destes. As principais áreas de estudo incluem inteligência artificial, sistemas e redes de computadores, segurança, sistemas de bancos de dados, interação de computadores humanos, visão e gráficos, análise numérica, linguagens de programação, Engenharia de Software, bioinformática e teoria da computação.

Engenharia Elétrica

Com a descoberta da eletricidade houve uma revolução no mundo . E se você quiser fazer parte da evolução dessa tecnologia, sim, a Engenharia Elétrica é para você! E inovações estão chegando e implementando cada vez mais a chamada energia renovável.

Os engenheiros eletricistas concentram-se principalmente na produção e distribuição em larga escala de energia elétrica, e geralmente trabalham em redes de transporte, iluminação, aquecimento, ventilação, sistemas de elevação, geração e distribuição de energia, energia renovável, fabricação e construção.

Engenharia Mecânica

O campo da Engenharia Mecânica lida com as máquinas, de carros e aviões a foguetes. Os engenheiros mecânicos desempenham um papel vital no sistema de transporte. Se você é um fã de máquinas, então, sem dúvida, mecânica deve estar em sua primeira preferência.

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção é responsável pelo desenho e planejamento cauteloso e técnico da criação de um produto, por isso é um processo que abrange desde o uso inicial de matérias-primas até os produtos acabados, disponibilizados aos consumidores. A principal responsabilidade dos engenheiros de produção é fazer com que o processo de fabricação seja realizado sem nenhum obstáculo.

Engloba, ainda,  a aplicação de fundidos, processamento de usinagem, processos de união, corte de metal e desenho de ferramentas, metrologia, máquinas-ferramentas, automação, gabaritos e acessórios, design de matrizes e moldes, ciência de materiais, desenho de peças automotivas e seu processo de fabricação.

Engenharia Química

Engenharia Química é tudo sobre o uso de química no mundo real para resolver problemas. Às vezes você pode estar gastando seu tempo em um laboratório, vestindo um jaleco branco e fazendo experimentos. No entanto, você provavelmente gastará a maior parte de sua carreira trabalhando no local, dentro de fábricas ou instalações de produção, projetando e construindo máquinas que usem reações químicas, para melhorar a eficiência ou economizar custos.

Agora que você já sabe o perfil de cada um dos curso de Engenharia oferecidos pela Multivix, encontre uma vaga disponível na próxima turma da graduação escolhida e aproveite para saber mais sobre as formas de ingresso.