Engenharia de Controle e Automação, o que faz?

A área de Engenharia é uma das mais procuradas por estudantes de todo o Brasil. Ela é bastante ampla e permite que o profissional se especialize em uma grande gama de subáreas.

Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre o Curso de engenharia de controle e automação, quais as suas possibilidades no mercado de trabalho e as matérias estudadas durante a faculdade.

O que é o bacharelado em Engenharia de Controle e automação?

O Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação capacita profissionais para projetar máquinas automáticas e controlar processos industriais dentro de fábricas e empresas. Eles aprenderão a como utilizar os recursos de elétrica, mecânica e computação para criarem aparelhos que auxiliem na produção dos mais diversos produtos.

A utilização de mão de obra humana em certas atividades pode causar certo prejuízo financeiro, além de expor os trabalhadores a funções perigosas, que podem pôr em risco a sua saúde física e mental.

Como está o mercado de trabalho para essa área?

Esta é considerada uma área em crescimento, principalmente dentro do ramo industrial, já que uma tendência que todas as indústrias se modernizem investindo em máquinas e sistemas automatizados em sua linha de produção.

A maior concentração de vagas nessa profissão está nos grandes centros urbanos e polos industriais. Os setores que mais vêm crescendo e necessitando de profissionais qualificados em engenharia de controle e automação são: automobilismo, mineração, metalurgia, entre outros.

O que se estuda em Engenharia de Controle de Manutenção?

O conteúdo estudado em um bacharelado em engenharia de controle de manutenção pode sofrer variações a depender da instituição de ensino que o aluno escolher. Entretanto, existem algumas matérias e assuntos que estão presentes na maioria dos cursos dessa área:

  • Eletrônica analógica e digital;
  • Circuitos elétricos;
  • Sistemas embarcados/em tempo real e microcontroladores;
  • Sistemas de aquisição de dados e instrumentação;
  • Acionamentos pneumáticos e hidráulicos;
  • Máquinas elétricas;
  • Redes industriais de comunicação para automação;
  • Algoritmos, interface homem-máquina e estrutura de dados;
  • Robótica;

Como é o curso de Engenharia de Controle e Automação da Multivix?

O curso ofertado pela Multivix é na modalidade presencial e com duração de 5 anos. O aluno da Multivix terá uma formação sólida na área, além de receber auxílio de seus professores com mestrandos e doutorandos com grande experiência profissional.

Além disso, a faculdade oferece uma grade curricular flexível, permitindo que o aluno escolha as matérias mais condizentes com a sua futura ação profissional, tornando-se assim especialista e valioso para o mercado.

O Curso de Engenharia de Controle e Automação é a escolha ideal para os amantes da área de exatas que almejam atuar em um mercado com demanda crescente e que facilitará a produção dos mais variados produtos em indústrias de diversos nichos.

Quer saber ainda mais informações sobre essa profissão? Então baixe o nosso e-book sobre Engenharia de Controle e Automação e descubra se essa realmente é o ofício dos seus sonhos!

Comentários estão fechados.