Categorias: Blog

Curso de Biomedicina: o que faz, salários, carreira e estudos

O curso de Biomedicina é um dos que mais cresce na área da saúde, por ter alta demanda na atuação estética e pesquisas de doenças sérias, mas muitos ainda não entendem sobre a profissão. Saiba agora tudo sobre a profissão de Biomedicina.

Neste artigo, você irá conferir os seguintes tópicos:

  • Biomedicina: o que faz?
  • Quanto ganha um profissional de Biomedicina?
  • Carreira promissora na área da saúde
  • O que se estuda no curso de Biomedicina?
  • Como escolher minha faculdade?

Aproveite a leitura!

Biomedicina: o que faz?

O curso de Biomedicina vem crescendo muito nos últimos tempos, principalmente com o surgimento de novas doenças, vírus e necessidades para saúde e bem estar da sociedade.

Entre as áreas de atuação que mais crescem nessa profissão, estão as de estética e de pesquisa-diagnóstico. Mas, existem muitos meios de atuação para esse profissional.

Falando de forma geral, um biomédico está preparado para entender como funciona o corpo humano e seus comportamentos. Esse profissional busca soluções e inovações para área da saúde, através de medicamentos, diagnósticos, métodos e demais intervenções.

O profissional em Biomedicina pode atuar em dezenove áreas diferentes, entre elas, as mais comuns são de Análises Clínicas, Estética, Biossegurança, Embriologia e Reprodução Humana, Genética, Toxicologia, entre outras.

A profissão é essencial para a ciência e o desenvolvimento da saúde pública, pois é através da Biomedicina, que se descobrem problemas e soluções.

Caso você esteja interessado no curso de Biomedicina, saiba que ele é muito ligado à ciência, mesmo nas funções mais práticas. Nessa profissão, você estará sempre responsável em desenvolver pesquisas.

A verdade é que tédio você não terá aqui, pois inovações e descobertas são recorrentes. É uma profissão de extrema importância para sociedade, com muitos desafios.

Quanto ganha um profissional de Biomedicina?

Como você já viu no item anterior, a Biomedicina é uma área que está passando por um grande crescimento, com alto número de demandas por esse profissional.

Por se tratar de um profissional essencial para muitos setores e eficiente em muitas funções da saúde, o mercado está sempre aquecido e não é difícil encontrar vagas de empregos.

Sendo assim, você pode ficar tranquilo em relação a empregabilidade do setor. Após a formação no curso de Biomedicina, será possível trabalhar em clínicas, laboratórios, hospitais, centros de pesquisas.

E o mais bacana da Biomedicina, é o fato de que você poderá estudar e trabalhar com todos os seres vivos, sejam humanos, animais, bactérias, plantas.

Ao longo da formação, você encontrará conteúdos ligados a todas as espécies e poderá escolher com qual tipo de trabalho se identifica mais.

Dessa forma, características como a sua função de trabalho e salário serão definidas por suas escolhas, por isso, é essencial aproveitar a faculdade para se descobrir.

De forma geral, você terá muitas opções e o importante é se especializar em uma função específica para conquistar o mercado. Entretanto, a média salarial de um biomédico fica em torno de R$2.500.

Ao definir com qual área deseja atuar após sua formação no curso de Biomedicina, a dica é pensar primeiramente no que você gosta de fazer e, claro, seus objetivos e estilo de vida.

Carreira promissora na área da saúde

Nos últimos anos, a área de Biomedicina tem crescido em todo o Brasil, devido ao surgimento de novas doenças, mudanças na sociedade e demanda por procedimentos diversos.

Por se tratar de uma profissão que atua em muitas frentes nos setores de saúde e bem estar, esse profissional irá achar um mercado de trabalho aquecido.

Entre as áreas que têm se desenvolvido com mais força, as principais são as de estética e diagnóstico.

No primeiro caso, a busca por mudanças estéticas na sociedade fez aumentar também a procura por esse profissional. O biomédico realiza procedimentos contra envelhecimento e melhorias para qualidade de vida do paciente, por exemplo.

Já na atuação ligada ao diagnóstico, o profissional de Biomedicina é responsável por trabalhar com doenças, vírus, bactérias, para entender mais sobre eles, desenvolver tratamentos, formas de prevenção ou curas.

Este profissional está presente em todas as etapas da saúde, como desenvolvimento de pesquisas, medicamentos, métodos e diversas descobertas. Sendo assim, não faltam oportunidades de emprego.

Entretanto, como dito anteriormente, é importante que o aluno conheça todas as possibilidades de atuação e escolha a opção que melhor atenda as expectativas individuais.

Para isso, uma dica é investir em uma boa pós-graduação após a formação em Biomedicina, pois com o curso, será possível se tornar um especialista e até mesmo, obter aumento de salários ou cargos melhores.

Leia também: Formei em Biomedicina, e agora?

Entre as áreas de especialização que boas opções, confira alguma delas como Saúde Pública, Biotecnologia, Imaginologia e Hematologia ou Biossegurança em Ambientes Hospitalares.

Atualmente, ter uma pós-graduação é quase obrigatório para quem quer se manter no mercado de trabalho, por isso, pense com sabedoria na sua escolha.

A dica é aproveitar o período de estudos na faculdade para se aprofundar nos conteúdos. Se dedique nas aulas, converse com professores e profissionais da área, participe grupos de estudos, projetos de pesquisas, estágios.

Se manter aberto às experiências da faculdade será um fator decisivo na sua formação.

O que se estuda na faculdade de Biomedicina?

Assim como já foi falado nos itens anteriores, o profissional biomédico é muito completo e possui conhecimento para atuar nos mais diversos processos da área da saúde.

Sendo assim, o curso de Biomedicina não seria diferente. Neste curso superior, você encontrará uma grade completa, com conhecimentos incríveis e dos mais diferentes tipos.

No total, são 4 anos de curso, divididos em 8 períodos de aprendizagem. Nos primeiros anos, você encontrará matérias como Saúde Coletiva, Química Orgânica e Anatomia.

O período inicial é mais focado na iniciação do aluno na área da saúde, por isso, os conteúdos são muito ligados à ciência e seus conhecimentos.

Depois de algum tempo de estudos, o aluno encontrará matérias mais específicas como Toxicologia, Farmacologia Aplicada e Parasitologia Básica, por exemplo.

Dessa forma, o conteúdo vai focando aos poucos nas possibilidades de atuações do dia a dia profissional da Biomedicina.

Para entender melhor, leia também o artigo Curso de Biomedicina: saiba tudo sobre essa área e veja o vídeo abaixo:

Por fim, vale ressaltar que o curso de Biomedicina é ideal para estudantes que gostam de estudos voltados para ciência, principalmente para áreas como Química e Biologia.

Se você se identifica com esse tipo de conhecimento, a Biomedicina pode ser a profissão ideal para você.

Como escolher minha faculdade?

Caso você já tenha decidido fazer o curso de Biomedicina, um passo essencial é escolher a faculdade certa para sua formação profissional.

Isso, porque o mercado de trabalho irá levar em conta não só a sua competência, mas também o seu tipo de formação e a qualidade dela.

Para não errar na escolha, pense nas seguintes características: se a faculdade tem reconhecimento do MEC, nota do curso no Enade, estrutura oferecida, apoio financeiro, grade do curso e professores.

Serão 4 anos dedicados ao estudo, então, leve em conta apenas faculdades que atendam todos esses itens, pois como estudante, você precisará deles.

Mas, caso você ainda esteja confusão em relação a escolha da profissão, faça agora um Teste de Carreiras gratuito. A plataforma irá realizar uma análise e apontar a profissão ideal para o seu tipo de perfil.

Por fim, leve essas dicas:

  • Pense nos seus gostos, talentos e objetivos de vida no momento de escolher a profissão;
  • Invista em uma formação de qualidade para Graduação e Pós-Graduação, em faculdades que possam oferecer o melhor para seu desenvolvimento;
  • Se dedique aos estudos e encontre seu local de atuação. O conhecimento será a chave do seu sucesso no mercado de trabalho.

Caso já tenha tomado sua decisão pelo curso de Biomedicina, aproveite o vestibular digital da Faculdade Multivix. Inscreva-se!

Compartilhar