Ícone do site Faculdade Multivix

Como saber qual faculdade fazer? Um guia para os indecisos

como saber qual faculdade fazer

Antes de entrar na faculdade, é necessário avaliar uma série de questões para garantir que estamos escolhendo o curso certo. O ideal é conciliar gosto pessoal com boas oportunidades de emprego, pesquisas indicam que os brasileiros preferem trabalhar com o que gostam, mesmo que isso signifique salários menores.

Quer entender como saber qual faculdade fazer? Leia esse post e descubra!

Descubra do que você gosta

Para quem ainda não entendeu como saber qual faculdade fazer, o primeiro passo é buscar autoconhecimento. Uma forma de fazer isso é começar a prestar atenção a quais são suas habilidades no dia a dia, refletir sobre seus gostos pessoais e listar sua competências, isto é, as tarefas em que você se destaca da maioria.

Muitas pessoas optam por participar de uma orientação vocacional, um trabalho realizado por psicólogos, que conta com questionários, entrevistas e exercícios. Os testes vocacionais encontrados na internet não devem ser levados em consideração na hora de fazer escolhas importantes na sua vida, como saber qual faculdade fazer. O ideal é buscar profissionais qualificados para isso.

Em uma orientação vocacional, são analisadas várias características da sua personalidade, além de suas motivações e objetivos de vida. A partir daí, são apresentadas algumas profissões adequadas para o seu perfil, relacionando seus interesses com suas qualidades.

A finalidade não é decidir qual profissão deve ser seguida, e sim mostrar em quais segmentos do mercado de trabalho você tem mais chances de encontrar sucesso e realização pessoal.

Pesquise bastante

Mesmo para quem já tem autoconhecimento ou já passou pela orientação vocacional, ainda há muito a se pensar. Antes de pensar “qual faculdade devo fazer?”, pesquise muito sobre todas as carreiras de seu interesse. Entender o mercado de trabalho e a rotina de cada profissão é fundamental para fazer uma escolha assertiva antes de entrar na faculdade.

Primeiramente, pesquise na internet sobre as atividades práticas da sua carreira de interesse. Uma forma fácil de fazer isso é lendo a grade curricular dos cursos de graduação, que preparam o aluno para vários empregos diferentes. A partir do que é estudado na faculdade, você consegue entender quais são os conhecimentos necessários para exercer uma profissão.

Entre também em sites de recrutamento e empresas de Recursos Humanos. Neles, você tem uma amostra real dos salários e cargos de vários profissionais, e alguns ainda informam quais são as atividades desenvolvidas.

Descubra também como é a trilha de carreira, ou seja, quais são os cargos de iniciantes na área e como é possível crescer profissionalmente.

Questões que impactam tão expressivamente nossas vidas, como saber qual faculdade fazer, merecem dedicação. Por isso, não poupe esforços para entender todos os detalhes das profissões que te interessam. Busque informações com quem já atua na área, faça perguntas e até visite um local de trabalho, se possível.

Compare diferentes carreiras

Nenhuma profissão tem somente pontos positivos ou desvantagens. Qualquer carreira que você escolha, terá vantagens e desvantagens, o importante é equilibrar ambos e estar ciente do que não te atrai na faculdade que escolher, para não se decepcionar no futuro. Se ainda houver alguma dúvida envolvendo como saber qual faculdade fazer, compare carreiras parecidas.

Para isso, sugerimos elaborar uma lista com que é legal ou não em cada possível profissão. Liste desde o local de trabalho – cidades grandes ou interior?, escritório ou laboratório? – até o nível de empregabilidade. Em seguida, avalie o que é mais importante para você e descarte uma profissão de cada vez.

Entendeu como saber qual faculdade fazer? É importante se informar bastante e alinhar suas expectativas com a realidade de cada profissão. O ideal é encontrar o equilíbrio entre seus interesses e as oportunidades do mercado de trabalho. Uma boa ideia é ler nosso e-book Jovem estudante: como escolher sua profissão?

Mas, se você já está pronto para escolher um curso, saiba como fazer faculdade conhecendo as opções de processo seletivo da Multivix!