AVISOS

NOTA TÉCNICA - Divulgado edital do vestibular para Medicina e demais cursos. CONFIRA
  • Blog

Como escolher uma faculdade?

A escolha da faculdade é um passo importante para o início de uma carreira. Não basta ter o curso procurado, é preciso preencher uma série de critérios que possam comprovar que ela está preparada para formar profissionais competentes e capacitados.

Para garantir que a população tenha acesso a um ensino superior de qualidade e saibam quais instituições são de confiança, o MEC – Ministério da educação faz uma avaliação das faculdades e ranqueia de acordo com as notas alcançadas.

A lista com as melhores universidades é facilmente encontrada na internet e serve de parâmetro para muitos estudantes.

Separamos para você algumas informações que precisam ser verificadas antes da sua matrícula a fim de evitar dor de cabeça no futuro.

Antes, defina qual curso deseja fazer

Alguns cursos são muito específicos, por isso você encontra somente em algumas instituições. Já algumas faculdades são reconhecidas pela excelência em determinada área, o que pode facilitar na hora da escolha.

Critérios para melhores faculdades

O MEC utiliza alguns critérios para avaliar as instituições de ensino superior. Um deles, inclusive, é feito com base em informações dadas pelos próprios alunos.

Enade: a avaliação aplicada anualmente para estudantes ingressantes e do último ano do ensino superior. Além de questões relacionadas ao conteúdo, o aluno dá um feedback sobre a instituição.

Acompanhamento MEC: anualmente o MEC faz um acompanhamento das faculdades por meio do número de alunos, professores,  cursos, currículo dos educadores, planejamento pedagógico e outros fatores que possam auxiliar na análise.

Melhores faculdades de acordo com INEP

Faça a sua avaliação

A lista das melhores faculdades é de grande auxílio, mas nada impede que você faça uma avaliação própria.

Confira todas as informações sobre a IES e o curso no site da universidade. Confira quais diferenciais eles oferecem, tipo de ensino, quais são os educadores e seu currículo, se possui laboratório e outros itens de infraestrutura e tudo o que for possível pesquisar via internet.

Se interessou? Faça uma visita. Conheça pessoalmente e compare com o que foi apurado no site.

Diga qual o seu curso que te direis a sua faculdade

Algumas IES são reconhecidas pela excelência em determinada área e curso. Vale a pena analisar essas opções e entender como são feitos os processos seletivos, pois a procura costuma ser grande em relação à oferta, mas uma vez que consiga ingressar, o valor agregado ao currículo e o conhecimento que será adquirido, fará toda a diferença no futuro.

Aproveite esse momento pré-graduação para se informar sobre diferentes cursos e áreas acessando o nosso site.