Como escolher uma das melhores faculdades EaD?

A graduação a distância é a primeira opção de cada vez mais estudantes em todo o Brasil, devido aos benefícios que ela traz, como flexibilidade de horários e mensalidades com valores mais acessíveis.

Mas, na hora de escolher onde estudar, existem alguns elementos que devem ser analisados, como a qualidade da instituição de ensino que oferta a graduação a distância.

Quer saber como identificar as melhores faculdades EaD? Siga com a leitura!

Reconhecimento do MEC

O primeiro critério para escolher uma graduação a distância é o reconhecimento do Ministério da Educação. Sem o reconhecimento pelo MEC, o diploma emitido no final do curso simplesmente não tem validade legal.

Isso significa que a graduação não oferece o conhecimento ou os recursos mínimos para que o estudante seja capaz de exercer uma profissão de nível superior.

Para emitir esse credenciamento, o MEC avalia uma série de fatores, como a estrutura física da instituição de ensino, a titulação dos professores e o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As melhores faculdades EaD são aquelas que obtiveram as melhores notas na avaliação do MEC.

Polo presencial

Mesmo que o curso seja inteiramente a distância, é obrigatório que sejam realizadas avaliações presenciais pelo menos uma vez por semestre. Alguns cursos também exigem que o aluno compareça ao polo presencial para atividades práticas em laboratório. Por isso, é importante avaliar a sua disponibilidade para comparecer à faculdade periodicamente.

As melhores faculdades EaD se destacam pela infraestrutura física oferecida em seus polos presenciais, com laboratórios específicos para cada curso, laboratórios de informática e biblioteca, por exemplo.

Algumas faculdades a distância no Espírito Santo (ES), como a Multivix, permitem agendar uma visita para conhecer de perto as instalações da graduação a distância.

Corpo docente

A qualificação dos professores interfere na formação acadêmica dos estudantes, afinal, é a partir do conhecimento deles que são elaboradas as aulas e atividades avaliativas. Assim, as melhores faculdades a distância contam com mestres e doutores em seu corpo docente.

Seja na graduação a distância ou em cursos presenciais, ter professores mais qualificados faz com que você esteja mais preparado para os desafios da profissão.

O ideal é que além da formação acadêmica, eles tenham também experiência no mercado de trabalho, de forma que possam ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes da profissão escolhida.

No caso das faculdades a distância no ES, há ainda a presença de tutores, que orientam os estudantes durante o curso. Esses profissionais são a principal conexão entre alunos e faculdade, garantindo que as solicitações dos estudantes sejam ouvidas, fazendo um acompanhamento de frequência e desempenho dos alunos e aplicando as provas presenciais, entre outras funções.

Metodologia de ensino a distância

A maior vantagem da educação a distância é a flexibilidade de horários para estudar. Para que isso seja possível, é necessário que a instituição de ensino superior tenha uma estrutura tecnológica de qualidade, que seja moderna,  facilite o aprendizado e motive o aluno a continuar estudando.

As melhores faculdades EaD, como a Multivix, vão além do material didático básico e investem em recursos multimídia, que colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizado. Além das videoaulas, são usados também podcasts, fóruns de discussão e muitas outras ferramentas tecnológicas.

Outra questão interessante de avaliar antes de escolher uma graduação a distância é a disponibilidade de bolsas de estudo e crédito universitário. Com eles, você tem mais segurança financeira ao longo do curso.

Entendeu o que torna uma faculdade EaD melhor do que as outras? Entre em contato com a Multivix para conhecer nossos cursos a distância!