• Blog
Como é o curso de publicidade e propaganda?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam acertar na hora de se comunicar com seu público. Para conseguirem isso, elas precisam de um profissional capacitado. A formação que melhor prepara o estudante para esse mercado é o curso de Publicidade e Propaganda (ou Comunicação Social, como também é conhecido).

Mas… o que acontece durante a faculdade para que essa pessoa fique tão preparada para atuar na área? A resposta é óbvia: as disciplinas estudadas dão uma base para que o aluno consiga desenvolver e conquistar o mundo com seus talentos.

Então, que tal falarmos um pouco sobre o que é aprendido durante o curso de Publicidade e Propaganda? Assim, você também descobre se gosta das matérias ou não.

O que é Publicidade e Propaganda?

Publicidade e Propaganda é uma área muito interessante, que usa da criatividade para criar processos de comunicação (campanhas, por exemplo) para divulgar serviços, marcas, ideias e produtos.

Quem trabalha com a Comunicação Social precisa entender o comportamento das pessoas e saber como convencê-las. O principal objetivo do publicitário é passar para o público a imagem que seu cliente, ou contratante, quer que seja transmitida.

Esse profissional pode trabalhar em:

• agências de publicidade;
  • empresas prestadoras de serviço;
  • consultorias;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • setor público.

O que é aprendido no curso de Publicidade e Propaganda?

Para conseguir responder a essa demanda, o profissional precisa de uma sólida base de conhecimentos. Isso é adquirido durante a faculdade de Publicidade e Propaganda. Nela, o bacharel tem acesso a várias disciplinas que o ajudam a desenvolver tanto seu conhecimento técnico quanto sua criatividade.

Assim, o aluno tem matérias como:

• produção textual;
  • teoria da Comunicação;
  • fotografia publicitária;
  • introdução à mídia;
  • pesquisa de mercado;
  • técnicas de veiculação;
  • redação publicitária na mídia eletrônica;
  • Marketing;
  • comportamento do consumidor.

Para que servem essas disciplinas?

Todos esses conteúdos que são aprendidos ao longo do curso de Publicidade e Propaganda tem uma utilidade prática. Em primeiro lugar, precisamos ressaltar as disciplinas que ajudam a entender o público para o qual o publicitário fará suas ações, como é o caso do comportamento do consumidor e da pesquisa de mercado.

Ao definir o perfil das pessoas com a qual ele fala, o publicitário vai desenvolver uma peça levando em consideração três pontos:

• a informação que o cliente, ou contratante, quer passar;
  • o perfil do público alvo;
  • o objetivo da comunicação.

Com os três pontos bem definidos, o bacharel em Publicidade e Propaganda trabalhará no processo de comunicação. Dependendo das variáveis, isso pode gerar um texto, um slogan, um vídeo, uma sessão fotográfica, um desenho etc. É nessa hora que o publicitário precisa dos conteúdos de fotografia, produção textual e desenvolvimento de vídeos.

Terminado esse processo, é a hora de fazer a distribuição da peça. Para isso o graduado em Publicidade e Propaganda utiliza o que aprendeu na disciplina de técnicas de veiculação e introdução à mídia.

Todo esse processo é muito interessante, não é mesmo? Mas não acaba por aí. Ainda existe muita coisa que podemos falar sobre essa formação. Por isso, temos duas recomendações para você:

Caso não tenha gostado dessa formação, ou acredite que ela não combina com seu perfil, também temos outras sugestões de leitura para você, por exemplo, nesse texto explicamos o que é nutrição esportiva e qual o seu objetivo.

Saiba mais sobre o curso aqui!