De fora para Dentro | Alunos vivenciam Gestão de Processos de Produção

Alunos de Administração da Faculdade Multivix campus de Nova Venécia participam de experiência prática em Gestão de Processos de Produção.

Nessa primeira quinzena de Novembro, os alunos dos 3º/4º período do curso de Administração da Faculdade Multivix campus de Nova Venécia, participaram de uma experiência prática, conhecendo ambientes e processos produtivos de empresas selecionadas na área de Gestão de Processos de Produção.

Orientados pelo Professor Jefferson Souza, a turma foi dividida em 12 grupos, que realizaram visitas técnicas em empresas da região, resultando em uma apresentação em sala de processos produtivos dessas empresas escolhidas, as Estratégias de produção, distribuição, o mercado, alinhamento com a estratégia, os tipos de desperdícios identificados, os principais aspectos de desempenho organizacional, apoio tecnológico na produção, relação de capacidade, oferta e demanda. Alguns grupos trouxeram amostras de equipamentos e produtos para degustação.

O Professor Jefferson comentou que a Administração de Produção tem como objetivo principal, proporcionar a oportunidade de tomar conhecimento de técnicas, sistemas e melhorias usadas no Planejamento e Controle da Produção.  Na produtividade, tem como meta, impulsionar o processo de produção da empresa, unindo em um sistema de produção atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e serviços. E que a qualidade e a produtividade desses processos definem o sucesso da empresa.

“O trabalho passado pelo Prof. Jefferson me fez conhecer muita coisa nova e me proporcionou uma série de reflexões. Simplesmente, fiz um tour em várias empresas e pude conhecer processos produtivos na prática, tipos de sistemas de produção e suas características. Detalhe que, no decorrer do trabalho, fiquei muito curioso e também quis visualizar melhor como é o sistema de produção, processos e demais aspectos na empresa que trabalho.

Agora sei que conhecer profundamente o processo produtivo, as áreas de decisão e saber quais são os reais aspectos de desemprenho de uma empresa bem administrada é essencial para poder inovar ou fazer um novo investimento”, destaca o aluno Italo Mota.

“Quando compramos um produto, muitas vezes nem imaginamos o processo que passa até chegar a nós consumidores. Por isso, a pesquisa foi muito importante, pois nos permitiu conhecer o processo de produção de um determinado produto, identificar desperdícios, apresentar soluções, para a empresa oferecer um produto melhor e com mais qualidade ao seu consumidor”,  comenta o aluno Hevoney de Ávila.

O Aluno Rodrigo Angelo, comenta que analisar um processo produtivo de uma empresa o levou a perceber o quanto o fator Produção é importante numa organização. E que a proposta de deixar o aluno escolher qual empresa gostaria de analisar também foi muito viável, assim cada grupo optou por aquela produção que mais se identificasse. “Enfim, aprendi muito na análise de demanda, custo, desperdício e todos os fatores num processo de produção. Isso com certeza, agregou muito para meu crescimento quanto profissional”, finaliza.

As empresas Móveis Beltrame, Guidoni Mineração, Vidraçaria Viva Vidros, Sorvetes do Geraldo, NorteFrut, Cachaça Mineirinha, Fertilizantes Heringer, Sorvetes Kakitus, Nunes Planejados, Gráfica Zampiroli, Louis Dreyfus Company e Jornal A Notícia   tiveram seus processos de produção estudados pelos alunos.

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.