Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

• Blog

5 motivos para fazer uma faculdade EaD

Muitas pessoas têm dúvidas relacionadas ao ensino a distância, principalmente sobre quais os motivos que as levariam a optar por esse modelo de ensino, afinal, ele é mais recente e é bastante diferente da maneira convencional de estudar.

Neste texto, você conferirá 5 motivos para investir em uma faculdade EaD:

1. Bom custo-benefício;
  2. Alta flexibilidade;
  3. Qualidade no conteúdo;
  4. Disponibilidade de conteúdo;
  5. Promoção da inclusão social.

Vamos entender um pouco mais sobre como funciona EaD? Boa leitura!

1. Bom custo-benefício

As faculdades a distância costumam ser mais baratas do que os modelos presenciais. Isso porque as instituições precisam lidar com menos gastos, como o de se preocupar em ter lugares específicos para realizar certas atividades de certos cursos ou de comportar milhares de alunos ao mesmo tempo dentro dos polos.

Como todos os estudantes aprendem diretamente em aulas on-line e em casa, precisando apenas ir até um polo para tirar dúvidas e realizar provas, os investimentos são bem menores e focados na manutenção da plataforma de ensino, o que reflete em um valor mais baixo para os estudantes.

1. Alta flexibilidade

Como na definição EaD não existe um horário fixo para estudar, os alunos podem escolher o melhor momento do dia para verem a matéria e realizarem as suas atividades acadêmicas. Além disso, eles conseguem conciliar melhor os estudos com outros afazeres, como um trabalho, estágio ou tarefas domésticas.

Além disso, o aluno ainda ganha um tempo extra para estudar ou se dedicar a esses outros afazeres. Isso porque o período em que ele gastaria com o seu deslocamento até a faculdade, não existe.

1. Qualidade no conteúdo

Os cursos EaD não ficam atrás no quesito qualidade, afinal, em diversas universidades os professores possuem doutorados, mestrados e diversas experiências em sua área de atuação.

Além disso, os alunos sempre podem entrar em contato com os professores na plataforma, seja para tirar dúvidas ou dicas com relação ao conteúdo estudado nas aulas online. Um outro ponto importante é sempre verificar se a instituição de ensino escolhida é certificada pelo MEC.

1. Disponibilidade de conteúdo

Nas faculdades a distância, o conteúdo do semestre pode ser visto em qualquer horário e em qualquer lugar com acesso à internet. Esse é um dos pontos que auxilia na flexibilidade do aluno, já que o conteúdo sempre estará disponível para ser visto e revisto.

1. Promoção da inclusão social

Pessoas mais pobres ou que vivem em cidades interioranas dificilmente têm acesso ao ensino superior por meio de faculdades convencionais (públicas ou privadas). Com a facilidade de se implantar polos de definição EaD, esses indivíduos têm maior facilidade em ter uma formação superior e serem bem-sucedidos profissionalmente.

Assim, conhecendo algumas das vantagens e como funciona EaD, você conseguirá avaliar a melhor maneira de estudar para você. É importante sempre pesquisar sobre a instituição e pedir  feedbacks aos atuais e ex alunos.

Quer saber que outras vantagens do EaD você pode usufruir? Então baixe o nosso e-book sobre as vantagens do EaD. Também confira este outro material rico com todas as informações importantes sobre estudar na modalidade EaD.