Categorias: Blog

5 dicas para você organizar um plano de estudos

A volta as aulas já estão se aproximando e esse é o momento certo para você planejar a organização dos seus estudos para o resto do ano letivo. Neste post, você vai conhecer 5 dicas para organizar um plano de estudos ideal para você.

O que é?

O Plano de Estudos é muito simples. Você irá organizar tudo que precisa estudar, separado por características como prazos, prioridade e tipo de conteúdo. Essa organização pode ser feita em arquivo ou à mão e vai de acordo com a sua necessidade, funcionando como uma agenda focada em tarefas.

Como fazer?

1° – Rotina de estudos: O Plano de Estudos funciona como um calendário. Separe um dia e horário para se dedicar a uma matéria específica e seja fiel ao seu cronograma, para não se perder ao longo das semanas.

2° – Objetivo: Defina o objetivo do seu Plano de Estudos, de acordo com seus objetivos de vida. Você pode fazê-lo para todas as matérias do período ou direcioná-lo a uma necessidade específica, como por exemplo, um conteúdo que tenha mais dificuldade.

3° – Se organize: De nada adianta ter um Plano de Estudos bem estruturado se a sua rotina não está adaptada para seguir o cronograma. É importante que você organize seu tempo e seja realista ao fazer o Plano de Estudos, dividindo as tarefas em dias e horários que você possa se dedicar.

4° – Metas: Programe seu Plano de Estudos para alcançar alguma meta, principalmente em momentos como o período de provas, onde você precisa conquistar pontuação. Assim que receber o calendário de avaliações, estipule uma quantidade de conteúdo para estudar em um período específico de tempo. Por exemplo: Estudar ‘x’ e ‘y’ até o final dessa semana.

5° – Pare: Permita-se parar! Definir momentos de pausa para os estudos é tão essencial quanto estudar, pois ficar com a cabeça cheia demais pode te atrapalhar. Escolha um dia para dormir, relaxar e fazer as coisas que você gosta. É importante conhecer seus limites.

Extra!

Uma dica extra é aproveitar a tecnologia a seu favor. O smartphone já faz parte da nossa vida e é impossível viver sem o universo da internet, mas dá para planejar seu tempo para se divertir nas redes sociais e ao mesmo tempo, usar todos os conteúdos disponíveis para melhorar sua carreira.

#VemFaculdade

Agora você já entende mais sobre o que é um Plano de Estudos, como ele pode te ajudar na faculdade e as melhores dicas para utilizá-lo, mas o sucesso desse método vai depender da sua dedicação ao longo dos períodos. A melhor parte é o resulto no final. Não desista!