Categorias
Blog

3 motivos para você fazer Psicologia

A Psicologia é uma profissão nova, com pouco mais de cinquenta anos de existência no Brasil (ela foi formalizada em 1962 pela Lei 4.119), mas que já conquistou seu espaço na sociedade. O Psicólogo hoje já é visto como um importante profissional da área da saúde.

Essa ciência — a Psicologia — tem seu foco no comportamento humano. Ela entende a relação entre as ações dos indivíduos, seus sentimentos e o contexto no qual as pessoas estão inseridas.

Por ser uma ciência tão nova, a Psicologia ainda é pouco conhecida. Por isso, apresentaremos alguns motivos que podem lhe motivar a fazer esse curso. Confira!

Conheça mais sobre o curso e Psicologia!

1. O psicólogo pode trabalhar em diversos lugares

A clássica imagem da Psicologia é aquela do profissional sentado em uma poltrona com o caderno na mão, sempre em silêncio, e o cliente no divã contando sobre suas aflições, problemas, medos e sentimentos. Mas será que a Psicologia é “apenas isso”? Veremos a seguir:

  • Essa imagem – do psicólogo e do divã – é apenas uma das várias facetas que a Psicologia tem. Além da atuação clínica, o psicólogo também pode trabalhar em:
  • empresas, no setor de Recursos Humanos — em especial no treinamento e desenvolvimento e/ou no recrutamento e seleção;
  • clínicas e hospitais, fazendo o acompanhamento de pacientes e familiares;
  • órgãos públicos e privados de assistência à saúde mental;
  • acompanhamento terapêutico;
  • aulas em turmas do Ensino Médio ou disciplinas isoladas na Educação Superior;
  • entre outros.

2. A Psicologia vem crescendo e ganhando destaque

A procura pelo curso de Psicologia vem crescendo a um ritmo acelerado. Isso mostra que os mitos sobre a ciência tem sido derrubados e que a população está mais receptiva ao conhecimento dessa área.

Com isso, é esperado, também, maior mercado de trabalho para psicólogos formados. Atualmente já é comum vermos em programas de televisão, especialmente em jornais, psicólogos especialistas sendo convidados para falar sobre várias questões.

3. O Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina

Os índices de Ansiedade e Depressão têm crescido de maneira alarmante no Brasil. Nossa população já é vista como uma das mais deprimidas e ansiosas de toda a América Latina — as causas para isso são várias, desde contextos políticos e econômicos a questões sociais.

Essa tendência só mostra a necessidade de termos mais profissionais capacitados e prontos para tratar esses transtornos mentais, como é o caso do psicólogo.

Como você pode ver, o curso de Psicologia é uma excelente opção para quem quer entender o comportamento humano. Somado a isso, essa também é uma alternativa muito interessante para pessoas que buscam um mercado aquecido e querem construir uma carreira sólida.

Quer entender um pouco mais sobre essa formação? Então, leia nosso texto sobre o assunto e saiba tudo sobre a faculdade de Psicologia!

Sair da versão mobile